Copas das árvores são telas para o artista Clement Briend
O artista francês Clement Briend viajou para o Camboja e apaixonou-se perdidamente pela sua cultura e paisagens. Dessa paixão encontrou energia para fotografar as representações esculturais das divindades e espíritos, presentes na cultura cambojana, sobrepostas em árvores nas áreas urbanas.
A série Cambodian Trees é, segundo o próprio artista no seu site oficial, um visual imaginado das figuras divinas que habitam o mundo… É extraordinária a proposta de Clement, que junta à essência da fotografia – capturar a realidade – uma interpretação fantasmagórica e com toques sobrenaturais.
E é assim que Clement Briend cria assombrosas imagens 3D nas árvores, através de múltiplos projectores de grande formato, dos quais foram removidos as fontes de luz contínua com flash, e tiveram as partes ópticas modificadas para optimizar completamente o fluxo de luz e conseguir o efeito desejado. Tal efeito só é possível porque o artista escolhe cuidadosamente cada superfície para as suas projecções, de forma a que a textura e imagem se complementem de maneira excepcionalmente bela. E, já agora, assustadora!“Sempre quis fotografar o mundo sem ser muito fiel ao que ele é. Sempre imaginei dispositivos que podem transformar e intervir com a luz nas coisas que eu fotografasse. A ideia passou a ser fazer shows com imagens projectadas”, diz Clement.
Foto: Clement Briend
[nggallery id=3181 template=greensavers]