Abutre-preto recupera no Alentejo
A Liga da Protecção da Natureza anunciou o nascimento de uma cria de abutre-preto no Alentejo pelo segundo ano consecutivo, uma vitória do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, que luta pela preservação desta espécie ameaçada.
A nova cria nasceu num dos doze ninhos artificiais instalados em 2012 pelo LIFE Habitat Lince Abutre na Herdade da Contenda, propriedade municipal em Moura, Alentejo. Foi o segundo filhote a vingar na região nos últimos 40 anos. O primeiro nasceu no ano passado.
O abutre-preto, a maior ave de rapina da Europa, está classificado como uma espécie “criticamente em perigo de extinção”. O seu declínio em Portugal ficou a dever-se à perda de habitat e a problemas como colisão e electrocussão em linhas eléctricas, escassez de alimento e envenenamento.
Os esforços conservacionistas da Liga para a Protecção da Natureza, coordenadora deste projecto, levaram-na a criar um terceiro núcleo reprodutor destas aves em Portugal, logo a seguir aos do Tejo Internacional e Douro Internacional. Os resultados desta nova experiência no Alentejo não podiam ser mais encorajadores. O ano passado nidificaram dois casais e nasceu uma cria, este ano vinga o segundo filhote.
Actualmente existem 15 casais de abutre-preto no Tejo Internacional e um casal no Douro Internacional.
Foto: LIFE Habitat Lince Abutre