Campanha recolheu mais de mil embalagens de sal fino do Sado



Promovida pela cooperativa de educação marinha Ocean Alive, a campanha “Mariscar sem Lixo” limpou o estuário do Sado da poluição provocada pelos maus hábitos dos mariscadores.

Em seis de 13 acções da campanha de sensibilização e limpeza de praia Mariscar Sem Lixo foram recolhidas das águas do Sado 10.595 embalagens de plástico de sal fino. Esta iniciativa decorreu durante as Festas da Nossa Senhora do Rosário de Tróia, uma tradição da comunidade piscatória local, que pratica a mariscagem do casulo e do lingueirão, actividade responsável pela profusão de embalagens de sal deixadas na maré.

Durante a última acção de limpeza do estuário do Sado, que contou com a colaboração de 29 voluntários, foi recolhido, além das embalagens de sal, 560 kg de lixo indiferenciado. Na ocasião a Ocean Alive participou também no programa de rádio emitido durante a festa onde interpelou directamente os mariscadores apelando a uma maior consciência ambiental.

A Ocean Alive considera que a caldeira de Tróia, que integra o sítio Estuário do Sado da Rede Natura 2000, “faz parte da rede de sítios prioritários para a conservação da natureza na Europa”. E comunicado a organização lembra que esta zona “é considerada uma maternidade de vida marinha e oferece abrigo e alimentação a muitas aves marinhas. No entanto, é, por si só, o local do estuário onde há mais acumulação de embalagens de sal.”

Foto: Wilder





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...