A ciência confirma: ficar preso no trânsito faz mal à saúde



Se é daquelas pessoas que têm um quase colapso nervoso cada vez que fica preso no trânsito, saiba que não é apenas o seu sistema nervoso que fica sob pressão nessa altura, toda a sua saúde está a ser atacada. Novos estudos indicam que quando estamos parados num engarrafamento, as probabilidades de contacto com a poluição atmosférica aumentam exponencialmente, sobretudo quando a janela está aberta e há circulação do ar.

Uma pesquisa da Universidade de Surrey, em Inglaterra, vem agora mostrar que no pára arranca, ou mesmo parados num semáforo, estamos 29 vezes mais expostos às partículas poluídas.A causa? As emissões poluentes dos carros em marcha lenta que muito rapidamente se acumulam, especialmente em áreas urbanas, pondo condutores, passageiros e peões em risco.

Em Londres, estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que a poluição do ar da cidade é responsável por 10 vezes mais mortes que os acidentes rodoviários, com números de 2012 a indicarem cerca de 3,7 milhões de mortes prematuras devido a poluição. Infelizmente a situação não é muito diferente em outras partes do mundo, como os EUA, onde a exposição a partículas poluídas é a oitava causa de morte no país.

Mas como controlar, e acima de tudo reduzir, os impactos para a saúde da poluição rodoviária? A pesquisa da Universidade de Surrey mostra que um simples ajustamento do sistema de ventilação do carro enquanto está parado no trânsito pode diminuir a exposição aos fumos tóxicos em 76%. Outro factor com um elevado impacto é a utilização da rede colectiva de transportes. Em alguns sitios uma rede eficiente de transportes ainda é uma miragem, mas um esforço colectivo para diminuir o número de carros na estrada, teria um imenso impacto positivo na qualidade do ar.

Esta investigação, feita no âmbito de uma edição especial de 2016 da revista Environmental Science, pode ser lida  aqui.

Foto: Ivan Kotov / Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...