Oeiras: 130 mil beatas apanhadas nas praias do concelho
A imagem de um saco cheio de beatas à entrada da praia foi ontem partilhada nas redes sociais, pela Câmara Municipal de Oeiras. Pela primeira vez foi feita a contagem, através de amostra, da quantidade de beatas recolhidas na praia do concelho com o número total a ser assustador: 130 mil beatas apanhadas.
A grande maioria das beatas foi recolhida das praias de Torre e de Santo Amaro de Oeiras, com a Camara Municipal a fazer o apelo para os munícipes não deitarem as betas para a areia, guardando-as até encontrarem um local próprio para as depositar.
Também a Câmara Municipal de Cascais está atenta a este crime ambiental, tendo criado o Programa Maré Viva que com o apoio de vários voluntários tem recolhido diariamente as centenas de beatas deixadas na praia da zona. No Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril, foi instalada uma gigante caixa acrílica que permite a quem passa ver a quantidade imensa de beatas recolhidas desde o inicio do Verão até à data.
Uma beata de cigarro deixada na praia demora cerca de dez anos a desaparecer por completo, com alguns dos seus componentes químicos, caso de vários metais pesados, a contaminarem o solo e a água durante anos.
Foto: Câmara Municipal de Oeiras
[nggallery id=3300 template=greensavers]