Livro sobre falsas escolas corânicas no Senegal desmascara escravatura infantil



Talibés – Escravos dos Tempos Modernos, da autoria do fotojornalista português Mário Cruz, já chegou aos escaparates. Editada em quatro línguas (português, inglês, francês e árabe) a obra constitui uma poderosa denúncia de uma actividade que se desenvolve a coberto do ensino religioso.

Editado pela FotoEvidence, organização internacional que premeia e lança publicações sobre injustiças sociais e violações dos direitos humanos, o livro compila as fotos da reportagem que Mário Cruz realizou no Senegal sobre escravatura infantil. Através da fotoreportagem agora divulgada em livro, ficamos a saber que muitas destas crianças – calcula-se que mais de 50 mil – são traficadas, escravizadas, torturadas e abusadas a partir de países limítrofes do Senegal, a coberto de falsas escolas corânicas.

“Talibés – Escravos dos Tempos Modernos” é o resultado de uma investigação de dois meses iniciada por Mário Cruz após ter descoberto acidentalmente esta rede de tráfico, durante uma viagem a Guiné-Bissau, país onde de origem de muitas destas crianças. O seu trabalho teve forte impacto público, levando o governo senegalês a anunciar medidas de combate a esta atividade criminosa.

Galardoada na categoria de Assuntos Contemporâneos pelo World Press Photo deste ano, a reportagem de Mário Cruz foi também distinguida com os prémios Picture of the Year International 2016 e Estação Imagem.

Foto: Mário Cruz 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...