Uma tartaruga marinha na Turquia recebeu um maxilar 3D em titânio depois de parte da sua mandíbula ter sido estilhaçada pelas hélices do motor de um barco. O acidente impossibilitou que a tartaruga se alimentasse sozinha, pelo que os veterinários que trataram do animal decidiram colocar-lhe uma prótese feita através de impressão tridimensional.
A tartaruga foi encontrada em estado debilitado por uma equipa de investigadores da Universidade de Pamukkale, que a resgataram e a levaram para o centro de reabilitação veterinária da instituição de ensino. Lá, os veterinários perceberam que a tartaruga-cabeçuda, não iria conseguir voltar à natureza e sobreviver, pois a perda de parte do maxilar impedia-a de se alimentar. Assim, os especialistas decidiram que uma prótese 3D seria a melhor opção para devolver a independência ao animal.
Em parceria com a Btech, uma empresa de biotecnologia especializada em modelagem de próteses 3D, os veterinários da Universidade de Pamukkale conseguiram criar um maxilar artificial adaptado à tartaruga.
Dois meses depois do acidente a tartaruga foi operada e implementaram-lhe o novo maxilar em titânio, o que melhorou consideravelmente a qualidade de vida do animal, que poderá em breve regressar à natureza sem depender de ninguém.
[nggallery id=1847 template=greensavers]









