Bragança vai ter 22 novos quilómetros de ciclovias



Uma nova rede de 22 quilómetros de faixas exclusivas para ciclistas vai ganhar forma muito em breve na cidade de Bragança, num investimento que supera os 25 milhões de euros, anunciou ontem a autarquia da cidade.

A nova medida de mobilidade sustentável faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Bragança (PEDU) e conta com a ajuda financeira do Quadro Comunitário de Apoio, que irá avançar com cerca de 16 milhões de euros para a conclusão deste investimento em Bragança.

As avenidas João da Cruz e Sá Carneiro são apenas algumas das artérias da cidade que irão ser alvo de “intervenção urgente”, dado o seu actual estado de degradação. A introdução de ciclovias nestes pontos da cidade é prioridade, mas o alargamento de passeios, separação de esplanadas e zonas pedonais, iluminação, sinalética e mudanças na organização do estacionamento estão também no “caderno de trabalhos”.

Também as pessoas com mobilidade reduzida estão a ser incluídas nesta reabilitação da cidade de Bragança. Um elevador instalado na Avenida Sá Carneiro, junto ao edifício do Teatro Municipal e que dará acesso à rua engenheiro Amaro da Costa, é a principal novidade deste novo plano de mobilidade acessível a todos habitantes da autarquia.

As questões ambientais, em especial a mobilidade sustentável, ganha novo destaque com a introdução de alguns pontos de carregamento para veículos eléctricos espalhados pela cidade. Também as paragens de autocarros vão receber algumas soluções que permitirão à comunidade local carregar alguns dispositivos eléctricos, caso dos telemóveis.

Nas palavras de Hernâni Dias, presidente da Câmara, o plano que em breve passará do papel à realidade tem por objectivo tornar Bragança numa “cidade cada vez mais dinâmica, mais atractiva, mais inclusiva, com um grande desenvolvimento social que permita que consigamos atrair mais pessoas para cá morarem”, ao mesmo tempo que contribui igualmente para estancar o despovoamento, problema grave que atinge a região.

Foto: via Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...