Academia a pedalar: vida de estudante também liga com bicicleta
300 bicicletas vão ser colocadas à disposição dos alunos da Universidade Nova de Lisboa. Sob o mote “A Academia a Pedalar”, o projecto U-Bike Portugal quer incentivar os alunos e colaboradores desta instituição a adoptarem a bicicleta como o meio de transporte de eleição para as deslocações dentro da cidade.
Com o apoio do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a Universidade Nova irá providenciar aos seus alunos três centenas de bicicletas, na esperança que os estudantes adoptem este veiculo saudável, ecológico e económico na mobilidade urbana.
Localizado junto a uma das principais ciclovias da cidade, a Universidade espera conseguir uma mudança de comportamento e mentalidades dos seus estudantes e colaboradores. Para Miguel de Castro Nero, esta é a “oportunidade perfeita para criarmos as adequadas condições para o maior uso da bicicleta como meio de transporte alternativo diário que, como é do conhecimento geral, tem inúmeros benefícios para o bem-estar dos utilizadores e para a sustentabilidade ambiental”.
A primeira fase do projecto Nova U-Bike Portugal arranca já no início do próximo ano lectivo, com cerca de 100 bicicletas disponíveis para aluguer por parte dos alunos. Quem aderir a esta iniciativa pode ainda contar com novas infra-estruturas, serviços de apoio e variadas iniciativas e eventos.
Para já é possível observar os 387 novos lugares de estacionamento para bicicletas no exterior da Universidade, bem como nos parques subterrâneos do Campus de Campolide e da FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Um projecto a conhecer em detalhe aqui.
Foto: via Creative Commons