Reabilitação Urbana: uma nova Coimbra feita de paletes de madeira



Ana Inês Fonseca, Décio Teixeira e João Casqueiro, estudantes de mestrado em Arquitectura da Universidade de Coimbra (UC), foram os vencedores do concurso “Estrutura Efémera – Ideias e Práticas” – propostas de ocupação para Largos da Baixa de Coimbra, promovido em conjunto pelo colectivo Há Baixa e pelo Sons da Cidade.

Dirigido a todos os alunos de Arquitectura da UC, o concurso teve como objectivo “desafiar os estudantes enquanto futuros arquitectos, mas também como agentes activos da cidade, capazes de contribuir para a criação de novas possibilidades de pensar e experienciar a cidade, a partir do olhar multidisciplinar que constitui a criação de um projecto de arquitectura”, explicam Carlos Brito, Carlos Fraga, João Peralta e Jorge Tomo Júnior, do colectivo Há Baixa.

Assim, foi proposto aos estudantes a apresentação de propostas de intervenções efémeras para implementação em três Largos da Baixa de Coimbra: Fornalhinha, Paço do Conde e Adro de Baixo, zonas com especificidades distintas, mas com problemas comuns como, por exemplo, estacionamento desordenado.

Considerando a natureza do concurso e os recursos disponibilizados, a equipa vencedora apresentou um projecto “muito pragmático, simples e versátil que permitisse responder às especificidades de cada um dos largos e, principalmente, atrair mais pessoas para estes locais”. Por isso, os jovens apostaram num material acessível: “paletes, porque nos permite construir o máximo possível a um custo reduzido. As estruturas que propomos para os três Largos – esplanada, pequeno anfiteatro ao ar livre, zona de leitura e espaços expositivos – são muito flexíveis e podem ser transformadas para outras iniciativas que os residentes promovam”, salientam Ana Inês Fonseca, Décio Teixeira e João Casqueiro.

Com o recurso a paletes “é possível erguer um pavimento que tanto oferece uma marcação de espaços de permanência para o pedestre, como também impede o estacionamento dos veículos naquelas áreas”, concluem os estudantes que concorreram porque entenderam que poderiam “contribuir para o desenvolvimento da Baixa de Coimbra”.

O projecto vencedor será materializado no Departamento de Arquitectura da UC e irá integrar a 4ª edição do “Sons da Cidade”, a decorrer entre 17 e 22 de Junho.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...