Gostava de saber o que dizem os cães e gatos?
Quem não gostaria de poder comunicar com o seu animal de estimação? A boa notícia é que um tradutor de linguagem animal pode estar para breve. Isto segundo um relatório financiado pela Amazon e desenvolvido pela Next Big Thing.
O futurologista William Higham, coordenador do estudo, afirma mesmo que poderá demorar menos de uma década. E cita o óbvio:
“As principais inovações surgem sempre tendo por base grandes e importantes necessidades dos consumidores. E basta pensar na quantidade de dinheiro que as pessoas gastam com os seus animais de estimação para se perceber que essa necessidade existe. Por isso, alguém vai de certeza tornar isto numa realidade”
Mas Higham cita também um estudo do departamento de biologia da universidade do Arizona, que passou trinta anos a estudar o comportamento dos cães da pradaria que, como referiu o professor emérito da universidade, Con Slobodchikoff, ao jornal The Guardian, “têm um sistema de comunicações sofisticado, com todos os aspectos de linguagem. Têm palavras para diferentes espécies de predadores, podem descrever as cores das roupas dos humanos ou o pelo dos coiotes e dos cães.”
Os cães da pradaria não são na realidade cães, mas o professor está convencido que outros animais usam sistemas semelhantes, e por isso acredita que se poder criar uma aparelho tradutor. “Existem tantas pessoas que adorariam falar com o seu cão ou gato, ou pelo menos perceber o que eles estão a tentar dizer. Muitas pessoas já lhes contam os seus segredos mais íntimos…”
Foto Cco Public Domain