Oceanários de todo o mundo contra o lixo nos mares
O Oceanário de Lisboa juntou-se à campanha de sensibilização mundial “World Aquariums Against Marine Litter” (Aquários do Mundo Contra o Lixo Marinho), promovida pela Comissão Europeia, para alertar para o flagelo da poluição nos oceanos.
A campanha reúne cerca de 100 aquários nos cinco continentes, incluindo também a participação de mais dois aquários portugueses: o Aquário Vasco da Gama, também em Lisboa, e o Aquário de Porto Pim, no Açores.
Para assinalar a participação, o Oceanário apresenta ainda duas instalações feitas com garrafas de plástico, que representam um cachalote e uma medusa. As esculturas, da autoria de Daiena Dâmaso e Sebastião Lobo, são feitas com 4.765 garrafas de água de plástico, recolhidas por atletas do Ginásio Clube Português, no âmbito da Gala “A Mar”.
A propósito da iniciativa, Karmenu Vella, Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, afirmou que “os aquários são uma janela para o oceano. Esta campanha sobre lixo marinho é urgente e bem-vinda. Este Verão, milhões de pessoas em todo o mundo irão visitar um aquário. Para promover a mudança, temos de mostrar a realidade da poluição pelo plástico.”
A directora de comunicação do oceanário de Lisboa, Patrícia Filipe, optou também por salientar papel fundamental dos oceanários, “na educação e sensibilização de milhões de visitantes, constituindo um canal ímpar para comunicar temas que afectam o meio marinho, mobilizando para a alteração de comportamentos”.
A inauguração da campanha aconteceu ontem, no Museu Oceanográfico do Mónaco, e contou com a presença do príncipe Alberto II do Mónaco, de Karmenu Vella, o Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, do director executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Erik Solheim, e do CEO da World Association of Zoos and Aquariums (WAZA), Doug Cress.