Pai lobo cuida sozinho de crias



Um lobo macho num zoológico de Inglaterra está a cuidar dos seus filhotes de apenas 10 semanas sozinho, depois da mãe ter sido morta pelos guardas do parque.

A tragédia teve lugar a 21 de Julho, quando Ember, uma fêmea de lobo Eurasian fugiu do seu recinto no Cotswold Wildlife Park em Oxfordshire, na Inglaterra. Detectada fora da cerca de segurança, foi abatida pelos guardas porque, dizem os responsáveis do parque, não foi possível usar tranquilizador. Segundo as normas de segurança do Zoo, se um animal considerado perigoso escapa, esta é a medida a adoptar.

Os protestos de organizações de defesa dos animais depressa se fizeram ouvir em todo o país. A loba de três anos tinha dado à luz seis crias há apenas 10 semanas, o que agravou o tom dos protestos e levou até a ameaças violentas contra o zoológico.

As crias, que entretanto ficaram sem mãe e que foram os primeiros filhotes de lobo da Eurasia nascidos em cativeiro em todos os 47 anos de existência do Cotswold Wildlife Park, têm agora o pai como responsável pela sua subsistência – e parece que este está a portar-se lindamente…

“Ash, o nosso lobo, está a tomar o cargo de responsabilização de forma natural e está a fazê-lo muito bem… Temos de ter, contudo, consciência de que é a primeira vez que se encontra nesta situação. Ash está a viver cada dia lentamente e a ensinar os bebes a comer como fariam se vivessem livres na natureza”, divulgou o zoo em comunicado.

Segundo reportagem publicada no The Sun, o pai lobo está atento a seus filhotes e ajuda-os a comer graças a regurgitação de alimentos. “Ash chama para eles e eles seguem-no”, disse o tratador ao jornal britânico. “Também é muito atento e fica de vigia enquanto eles descansam”.

De acordo com o International Wolf Center, todos os lobos na alcateia ajudam a cuidar dos mais jovens, e como observa a National Geographic é comum ver lobos do sexo masculino a fazer babysitting. 

O comunicado do zoológico acrescenta que Ash é “jovem” e esta é a sua primeira ninhada, mas que há esperança sobre o futuro dos pequenos lobos: “Continuamos confiantes de que os filhotes continuarão a crescer e cada vez mais fortes, dando continuidade à herança genética de Ember, e que sua vida, embora curta, terá valido a pena”.

Foto: via Facebook do Cotswold Wildlife Park





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...