Do Douro para a Antárctida
A empresa de Mário Ferreira está a apostar forte na expansão para o continente branco, tendo encomendado um navio de Cruzeiros ao grupo Martifer, que está a ser construído nos Estaleiros de Viana do Castelo. E, soube-se ontem, com fortes preocupações ambientais, já que o navio será equipado com motores Rolls Royce de tecnologia híbrida, para minimizar as emissões poluentes.
Em comunicado citado nos meios económicos, a Mystic Cruises, a holding de Mário Ferreira, informou que “está muito satisfeita por trabalhar com uma empresa líder na Indústria”, sublinhando a importância da “tecnologia híbrida” na exploração da Antárctida, “um desafio único para as companhias de cruzeiros.” No mesmo comunicado, o vice-presidente da Power Electric Systems da Rolls-Royce referiu ainda que “a nossa experiência com todos os aspectos do design e construção de um navio permite-nos ajudar a Mystic Cruises a considerar cuidadosamente o perfil operacional do MS World Explorer e identificar a combinação óptima de tecnologia a usar para reduzir as emissões e alcançar um melhor desempenho em termos de economia de combustível”. O resultado será por um “cruzeiro expedicionário eco friendly”.
O navio de cruzeiro actualmente a ser construído pela Martifer, em Viana do Castelo, deverá ser lançado ao mar em Outubro de 2018 e terá um custo final superior a 70 milhões de euros. Será um navio de cruzeiros boutique, com capacidade para 222 passageiros e tripulação de 111 elementos. O navio deverá começar a operar em Novembro, com a temporada a durar até Março do ano seguinte. As viagens vão partir de Ushuaia, no sul da Argentina, em etapas de 10 dias e vão custar cerca de mil euros por noite.
Foto: Wiki Commons / Rolls Royce