Algas: o ouro verde



Podem ser o terror de qualquer dono de piscina mas as micro-algas são actualmente o objecto de um imenso projecto de investigação intitulado MIRACLES, que pretende desenvolver as melhores formas de as introduzir na indústria alimentar e não só.

Estas plantas marinhas são uma importante fonte de gorduras, proteínas, antioxidantes e vitaminas, o que as torna um potencial recurso sustentável para a alimentação humana e animal.

As micro-algas, pelas suas características específicas, oferecem ainda a possibilidade de vir a revolucionar a indústria da cosmética, dos medicamentos e até do plástico. Este representa actualmente uma das maiores preocupações ecológicas do planeta. Mas com as micro-algas é possível criar um plástico verde 100% biodegradável e que devolve à natureza os seus nutrientes quando lançado na água.

O cultivo destas plantas marinhas também não exige muitos recursos. Água do mar, dióxido de carbono e sol é tudo o que é necessário para que cresçam a uma grande velocidade.

“Podemos cultivá-las em qualquer lado. Até no deserto, ou qualquer outro terreno que não seja apropriado para a exploração agrícola tradicional”, afirma Phillipe Willems, um dos responsáveis pelo projecto.

Uma coisa é certa: com a sua comercialização o planeta ficará seguramente mais verde.

Foto: Miracles (via Facebook)





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...