Dormir contra a Diabetes
Já se sabia que poucas horas de sono de uma maneira geral acarretam uma série de riscos para a saúde. Agora um estudo aponta para uma relação directa entre noites curtas e desenvolvimento de Diabetes em crianças, de acordo com o New York Times.
Neste estudo, onde participaram mais de 4.500 crianças entre os nove e os dez anos, descobriu-se que as que tinham menos horas de sono apresentavam valores mais elevados de índice de massa corporal, insulina e glucose no sangue, factores directamente ligados ao risco de desenvolvimento de Diabetes tipo 2.
Embora ainda não haja uma explicação rigorosa para este fenómeno, a verdade é que basta aumentar uma hora na média diária de sono para que os valores baixem rapidamente. Isto significa que o sono pode ser assim o melhor “medicamento” na prevenção da doença.
“O aumento das horas de sono nas crianças pode ser a medida mais simples, mais barata e acessível a todos no combate a esta doença que é já uma epidemia”, afirmou a este propósito Christopher G. Owen, o professor de Epidemiologia da Universidade de St. George, em Londres, responsável por este estudo.
Foto: Creative Commons