Florence, o gigante asteróide com duas luas que passou junto à Terra



7 milhões de quilómetros ficaram entre a Terra e o asteróide Florence, uma massa cósmica que passou recentemente ao largo do nosso planeta. Cientistas da NASA monitorizavam o evento quando notaram em algo extraordinário: o asteróide Florence é tão grande que tem não uma, mas duas luas.

E se a passagem de um asteróide de grandes dimensões a passar próximo da Terra já era motivo de notícia, o facto de o Florence ser tão grande que possui as suas duas próprias luas ainda o torna mais fascinante para os apaixonados pelo cosmo.

“Apesar de se conhecerem muitos asteróides que tenham passado mais perto da Terra que o Florence, era todos mais pequenos. O Florence é o maior asteróide a alguma vez ter passado pelo nosso planeta desde que teve início este programa da NASA, que detecta e segue este tipo de asteróides”, conta Paul Chodas, investigador da NASA, ao de Science Alert.

Embora com pouca qualidade e definição, a passagem do asteróide Florence foi captada pelos radares da NASA, que partilharam as imagens com o mundo. Com um diâmetro de 4,4 quilómetros, o Florence tem duas luas com 100 e 300 metros com órbitas de oito horas para a lua mais próxima e 22 a 27 horas para a mais afastada.

Esta é apenas a terceira vez que um asteróide triplo, ou seja com duas luas, passa junto à Terra. Antes do Florence, tinha sido a vez do asteróide 1994 CC passar junto à Terra em 2009 e do asteróide 2001 SN263, em 2008.

Foto: Science and Technology / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...