Crocodilo gigante encontrado morto na Austrália



Um enorme crocodilo de água salgada, com 5,2 metros de comprimento, foi encontrado morto no estado australiano de Queensland, com um tiro na cabeça. O animal foi descoberto esta quinta-feira no rio Fitzroy, em Rockhampton, e as autoridades locais já estão a investigar o caso mas agora os especialistas temem que uma luta pela supremacia torne os outros machos mais agressivos. 

O corpo do crocodilo gigante foi levado para uma fazenda de criação de crocodilos próxima, onde será autopsiado e enterrado. O dono da quinta, John Leaver, disse à Australian Associated Press que há 20 ou 30 anos que não era apanhado um crocodilo de cinco metros. Leaver, que realiza serviços de remoção destes animais há 20 anos, disse que o maior crocodilo que alguma vez já apanhou tinha 4,95 metros, mas que, no século passado, não era anormal encontrar répteis deste tamanho em Queensland. “Nos anos 1930, 40 e 50, antes da caça ser ilegal, os habitantes locais costumavam matar crocodilos com quatro metros ou mais.”.

“Eu diria que alguém se sentiu muito ameaçado”, disse o fazendeiro, ao analisar o buraco da bala “de uma caçadeira com um calibre bastante grande”. 

Michael Joyce, do Departamento do Meio Ambiente e Protecção do Património de Queensland, já veio entretanto alertar para o facto dos crocodilos machos da região poderem ficar mais hostis nos próximos tempos. Os zoólogos acreditam que o animal morto era o macho alfa do rio Fitzroy, por isso, até ficar estabelecido quem será o novo crocodilo dominante, será normal assistir a uma alteração do comportamento dos animais mais jovens. “Eles não se tornam necessariamente mais agressivos com os humanos”, disse Joyce à AAP citada pelo The Guardian, garantindo que os agentes ambientais vão monitorizar a zona para ver o que acontece e para identificar qual será o próximo macho dominante. “Mas esperamos que, num país de crocodilos, as pessoas sejam sábias e fiquem mais vigilantes”.

O especialista estima que o crocodilo abatido tivesse entre 80 e 100 anos. E nas próximas semanas, os funcionários do departamento irão monitorizar a região para identificar que animal será o próximo macho dominante.

O recorde do maior crocodilo do mundo vivo pertence a Cassius, com 5,48 metros, que vive em cativeiro no Norte da Austrália. Lolong, um crocodilo filipino, com 6,16 metros, era o maior do mundo até morrer em 2013. 

Foto: Polícia de Queensland





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...