Espanha está com dificuldades em limitar a poluição das cidades
Os níveis de poluição das grandes cidades espanholas têm estado sistematicamente acima dos limites máximos estabelecidos pelas normas europeias de 2010. Para travar esta derrapagem já estão a ser aplicadas medidas drásticas.
A decisão de passar a estabelecer limites permanentes ao tráfego em 2018 assumida pela autarquia de Madrid foi uma das consequências das advertências que Espanha recebeu de Bruxelas por estar em incumprimento.
As autoridades reconhecem que o tráfego é uma das principais fontes de contaminação descontrolada, mas também apontam a indústria como co-responsável pelos actuais níveis de poluição nos grandes aglomerados urbanos.
Segundo o ambientalista Miguel Ángel Ceballos, da organização Ecologistas en Acción, sobretudo Madrid e Barcelona entraram em incumprimento crónico, mas também outras cidades espanholas têm constado da “lista negra” da Comissão Europeia (CE).
A par do tráfego rodoviário e da indústria, as centrais eléctricas que utilizam carbono para produzir electricidade são as principais responsáveis por uma situação que a CE já classificou de “risco sanitário grave”.
Foto: via Creative Commons