Petição online quer acabar com o comércio de carne de cão na Indonésia



Contrariamente ao que acontece em muitos países asiáticos, o consumo de carne de cão para alimentação humana está a aumentar na Indonésia. Como forma de chamar a atenção para esta cruel realidade, quatro organizações internacionais de defesa dos direitos dos animais juntaram-se na campanha Dog Meat-Free Indonesia, esperando pôr fim a esta situação.

A ideia junta a Change For Animals Foundation, a Jakarta Animal Aid Network, a Animal Friends Jogja e a Humane Society International , num vídeo que é já um sucesso nas redes sociais. Sob o mote I Did not Know, o vídeo mostra-nos a crueldade a que estes animais, vítimas de abate e comércio sem regulamentação, estão sujeitos.

Mas como explicar a rápida proliferação desta prática na Indonésia? A resposta pode estar numa lacuna na lei contra a crueldade animal. Segundo o The New York Times, esta lei apenas se aplica ao gado, deixando de fora cães, gatos e vários outros animais selvagens, e abrindo caminho para este tipo de comércio.

Até ao momento não existem dados oficiais do número de cães sujeitos a estas praticas, mas organizações de defesa animal apontam para os 30 milhões de cães mortos para consumo humano todos os anos pela Ásia. Números avançados pelo Daily Mirror indicam também que só em Bali, cerca de cem mil cães são abatidos anualmente com este propósito.

“Embora a carne de cão só seja consumida por uma minoria de indonésios — estimada em menos de 7% — e apenas uma pequena fracção da sociedade depende dela como fonte primária de renda, o comércio de carne de cão ameaça a saúde e a segurança da nação inteira”, sublinhou Karin Franken, da Jakarta Animal Aid Network.

Pela defesa dos direitos destes animais e pelo fim deste tipo de comércio na Indonésia foi criada uma petição online que, apenas 24 horas depois de ser criada, conta já com 18 mil assinaturas.

Foto: via creative commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...