Há 80 pedidos para georreferenciação de cerca de 3 mil prédios
Mesmo antes da sua entrada em vigor, o projecto-piloto do cadastro recebeu 80 pedidos para georreferenciação de cerca de 3 mil prédios dos concelhos das zonas mais afectadas pelos incêndios florestais.
Através de um balcão físico e virtual do Instituto dos Registos e Notariado (o BUPi) e no âmbito do Sistema de Informação Cadastral Simplificada, o projecto-piloto lançado para facilitar a regularização do registo de imóveis, os proprietários de bens imóveis das zonas que sofreram os grandes incêndios de Outubro e deste Verão deram mostras de grande vontade de colaboração.
Sob o lema “proteja o seu território de forma simples e gratuita”, os BUPi vão facilitar o registo de prédios rústicos e mistos até 31 de Outubro de 2018, sem quaisquer custos associados, nos dez concelhos do “projecto-piloto do cadastro”.
Os dez municípios que integram este projecto têm cerca de de 86,4% do total da área física sem registo no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), revelou fonte do Ministério da Justiça.
Foto: via Creative Commons