Pelo fim da violência contra as mulheres, #NemMais1MinutodeSilêncio



No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, importa partilhar alguns números: 35% das mulheres em todo o mundo já vivenciaram uma situação de violência doméstica ou sexual em algum momento da sua vida. Para lutar contra esta situação surge a campanha #NemMais1MinutodeSilêncio, iniciativa promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Lopes Monteiro.

Mas não se pense que esta é uma situação distante da nossa realidade, com os números a mostrarem que na Europa, 43% das mulheres já sofreram episódios de violência psicológica por parte de um parceiro íntimo. Em Portugal, cerca de 80% das pessoas que reportaram ser vítimas de violência doméstica eram do sexo feminino, com a morte de 22 mulheres a lamentar, só no ano de 2016.

Violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação e outras agressões sexuais, casamento forçado, mutilação genital feminina ou assédio sexual surgem como os crimes que mais frequentemente são praticados contras as mulheres.

#NemMais1MinutodeSilêncio surge assim como um alerta para a não tolerância da violência contra as mulheres e conta com o apoio de diversas entidades, como a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Ministério Público, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, a Capazes, e a Associação de Mulheres contra a Violência.

Também a Liga Portuguesa de Futebol se junta a esta campanha, com os jogos marcados entre 24 e 28 de Novembro a começarem com um 1 minuto de silêncio por parte dos jogadores em campo e suas equipas técnicas.

Foto: Zamith Enrique Cabrera Gonzalez / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...