Arranha-céus agrícola produzirá vegetais para alimentar 5 mil pessoas
Trazer para a cidade espécies vegetais que façam mais que purificar o ambiente é o objectivo do World Food Building, projecto de arquitectura urbana apresentado recentemente pela empresa sueca Plantagon. Mas este não é apenas um simples arranha-céus, aqui será produzida comida suficiente para alimentar cinco mil pessoas por ano.
O conceito de arquitectura ao serviço das cidades e do ambiente não é novidade, veja-se por exemplo o trabalho do italiano Stefano Boeri. O que torna este projecto da Plantagon tão notável é o facto do World Food Building ser uma verdadeira quinta vertical, construída bem no centro de Linköping, sul da Suécia.
O processo de construção deste arranha-céus agrícola começou em 2012, com as melhores expectativas a apontarem o ano de 2020 como o momento em que este gigante edifício com quintas hidropónicas estará concluído.
Mas como pode um gigante de betão e vigas produzir vegetais para cinco mil pessoas? A resposta está na produção de alimentos através de quintas hidropónicas, que aqui cobrem todas as janelas do edifício. Desta forma, será possível reduzir o impacto ambiental, maximizando o aproveitamento energético e anulando o desperdício de água.
Fotos: Plantagon
[nggallery id=3596 template=greensavers]