Comprava uns sapatos feitos de kombucha?



Investigadores Iowa State University, nos EUA, estão a desenvolver um material muito parecido com o couro, tão comum na produção de malas, sapatos, roupas e muitos outros acessórios de moda. Com textura e visual muito parecidos com o couro, este material inovador e biodegradável é fabricado através de chá.

Liderados pela investigadora Young-A Lee, a equipa de cientistas estava a estudar o kombucha, uma bebida feita a partir da fermentação de um chá rico em cafeina. O kombucha é constituído por fibras de celulose em forma de gel que, depois de secas, dão origem a um material idêntico ao couro, lê-se no Hypeness. Depois de alguns processos químicos controlados em laboratório é possível criar este material tão parecido com o couro sintético.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efémera de cultura, arte e tecnologia a manifestar-se”, afirma Lee. “As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo”.

A descoberta desta nova matéria-prima está assim a revolucionar a indústria da moda, uma vez que este produto é biodegradável, sustentável e não prejudica os animais.

[nggallery id=3199 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...