Amazónia: maior apreensão de sempre de madeira ilegalmente extraída
400 contentores com madeira extraída de forma ilegal da floresta amazónica foram apreendidos esta quinta-feira em Manus, anunciou ontem a polícia brasileira.
Levada a cabo pelas autoridades brasileiras, a “Operação Arquimedes” teve como objectivo quebrar o transporte de madeira retirada ilegalmente da floresta amazónica, tendo como destino final comerciantes madeireiros no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.
E os números desta operação impressionam: 30 dias de investigação, 400 contentores apreendidos, e material que, quando alinhado, cobre um percurso equivalente a 1500 quilómetros.
Tida já como uma das maiores apreensões mundiais de madeira ilegalmente extraída, a “Operação Arquímedes” avançará agora para a identificação dos envolvidos na extracção ilegal, transporte e comercialização deste recurso natural. Em tribunal, os suspeitos deverão responder por crimes contra a flora previstos na Lei de Crimes Ambientais e receptação previstos no Código Penal brasileiro.
Informações divulgadas pelas autoridades brasileiras indicam que 50% do material apreendido tinha como destino a Europa e os Estados Unidos, com a maioria da madeira proveniente dos estados de Roraima, Rondônia e Amazonas.
Foto: Clóvis Ferreira / flickr