Restos de madeira transformados em obras de arte
As esculturas realistas do artista visual neerlandês Ron van der Ende são bonitas peças de decoração e feitas com um material algo improvável – restos de madeira. Van der Ende percorre Roterdão à procura de restos e desperdícios de madeira, que posteriormente ajusta ao tamanho pretendido para criar as suas esculturas.
A cor das esculturas não é conseguida através de pintura, mas sim através de uma escolha criteriosa dos pedaços de madeira a usar em cada peça de arte. No final o resultado é um mosaico de madeira colorida transformado em esculturas de edifícios, carros velhos, tocos de árvores e até bifes gigantes.
Contudo, Van der Ende não é apenas um artista que vai recolhendo restos de madeira aqui e acolá. É também um artista que armazena desperdícios do material e dali cria algo de maravilhoso.
Para construir uma escultura, ainda para mais no tom certo, Ron van der Ende precisa de milhares de pedaços de madeira. Quando não encontra a cor que necessita recorre a um armazém de portas velhas de cores variadas, refere o Inhabitat. Posteriormente desmancha as portas e retira a madeira que necessita.
Além da madeira, Van der Ende utiliza ainda cola e pregos para criar as esculturas, que podem levar entre seis a oito semanas para concluir.
Foto: via Creative Commons