Um apartamento minúsculo que não prescinde de um jardim vertical

Chegar a Montmartre pode ser torturante, mas este pequeno apartamento compensa qualquer massacre pedonal.

Green Savers

Com menos de 70 metros quadrados, este apartamento no topo de um edifício do século XIX da era Haussamann em Montmartre, Paris, não tem áreas propriamente generosas. No entanto, o projecto de renovação do estúdio nova-iorqueno SABO conseguiu ganhar algum espaço para um dia-a-dia com alguma comodidade e incluiu, a bem da sustentabilidade, um jardim vertical.

A renovação – à qual o estúdio chamou de Hike – incluiu a optimização do espaço existente ao retirar todas as paredes não-estruturais para acomodar uma cozinha, um open space com uma sala de estar e jantar, do lado oposto. Há ainda espaço para uma mezzanine com um quarto de hóspedes, à qual se chega através de uma escadaria feita à medida.

Os armários encontram-se embutidos em várias partes do apartamento, existindo ainda uma parede multifuncional atrás da mezzanine. “Viver em Montmartre requer um comprometimento físico que nem todos estão dispostos a fazer. Entrar nesta casa, por outro lado, pode às vezes parecer uma conquista”, explicou Alex Delaunay, fundador do SABO.

[nggallery id=2365 template=greensavers]

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.