Água armazenada desce em nove bacias hidrográficas



Durante o mês de Fevereiro a quantidade de água armazenada em território nacional desceu em nove bacias hidrográficas, tendo-se registado um aumento em três, segundo informa o boletim de armazenamento de albufeiras hoje divulgado.

Quando comparado com os valores de Janeiro, o relatório do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) mostra que nas 60 albufeiras monitorizadas, cinco estão neste momento com disponibilidade hídrica superiores a 80% do volume total. Há, no entanto, 23 baicas hidrográficas que têm os seus níveis de armazenamento em valores inferiores a 40%.

À semelhança dos meses anteriores, a bacia do Sado é a que apresenta menor capacidade de armazenamento, com apenas 29% da sua capacidade preenchida. Há, no entanto, uma ligeira subida a registar, uma vez que em Janeiro os valores desta bacia se situavam nos 27%.

No outro extremo do armazenamento deste recurso tão precioso encontra-se a bacia do Mondego, onde a quantidade de água armazenada está nos 66,9%. Com 64% segue-se a bacia do Cávado, a do Guadiana (62,9%), a do Ave (58,3%), a do Douro (56,7%), a do Tejo (53,9%), a do Mira (52,5%), a do Barlavento (48,2%), a do Lima (47%), a do Oeste (48,6%) e a do Arade (38,4%).

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...