Uma casa low-cost sob rodas



Duas mulheres israelitas viram uma oportunidade onde muitas outras pessoas veriam apenas restos de metal. Tali Shaul, uma psicoterapeuta, e Hagit Morevski, uma ecologista, decidiram salvar a vida a um velho autocarro público, impedindo que fosse desmantelado e acabasse numa sucata, e transformaram-no num espaço habitacional, surpreendente luxuoso, para aqueles que realmente necessitam de uma casa.

O acesso a habitações é um problema em Israel e, como tal, esta dupla de amigas não quis desperdiçar a oportunidade de criar uma casa acessível e ao mesmo tempo evitar o aumento de resíduos em aterros.

A ideia para a conversão do autocarro surgiu quando as duas viram um artigo sobre soluções alternativas de habitação numa revista feminina, escreve o Inhabitat. Na mesma semana, as duas amigas foram a um ferro-velho e compraram um velho autocarro público.

Para preservarem a arquitectura do antigo transporte, Shaul e Morevski decidiram conceber todo o interior baseado no design do autocarro. Para tal recorreram à ajuda de Vered Sofer Drori, um designer amigo. Ao adaptar as ideias que tinham para a nova habitação ao espaço existente, preservando as janelas existentes, portas e arcos interiores das rodas, a equipa consegui manter o carácter do autocarro e transformá-lo numa habitação com casa de banho, cozinha, quarto, dispensa e ar condicionado.

Agora, tudo o que estas amigas israelitas precisam é de encontrar um comprador local que não consiga suportar financeiramente a sua habitação e esteja disposto a optar por uma alternativa mais barata ou de pessoas à procura de uma nova casa diferente das convencionais.

[nggallery id=888 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...