E se o seu vinho de eleição contribuísse para ajudar a cuidar da nossa floresta?



A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), junta-se ao FSC®, Forest Stewardship Council®, no reconhecimento da valorização de uma gestão florestal responsável, através do uso de produtos certificados e da sua promoção junto dos produtores e engarrafadores de Vinhos do Alentejo.

Em comunicado, a CVRA explica que “pretende reforçar o seu compromisso com a prática de medidas sustentáveis, promovidas pelo Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo que tem como uma das suas prioridades o uso responsável dos recursos naturais.

A gestão florestal responsável é cada vez mais um desígnio nacional. O uso de produtos de origem florestal certificados é uma prática com valorização crescente e consciente nas escolhas dos consumidores.

Quando pensamos numa garrafa de vinho, a ideia de proteger a floresta pode não estar subjacente, mas a verdade é que muitos dos seus componentes são de origem florestal. A rolha de cortiça, o rótulo em papel, a caixa em cartão ou madeira, ou até mesmo as barricas de carvalho onde ocorre a maturação do vinho, são produtos que provém da floresta e que devem ser objecto de uma garantia de proveniência sustentável.

“Para concretizar esta parceria, a CVRA aderiu ao trademark service provider (TSP), programa que visa o acompanhamento do uso promocional das marcas registadas do FSC, passando a ser uma das Entidades não certificadas, autorizadas a promover o sistema FSC.”

O compromisso com uma gestão florestal responsável pressupõe satisfazer os direitos sociais, ecológicos e económicos da presente geração, sem comprometer as gerações futuras, sendo a certificação FSC, a garantia para empresas e consumidores, de que os produtos que compram são provenientes de fontes responsáveis, e que apoiam a conservação dos espaços florestais, permitindo que o mercado seja um incentivo para uma melhor gestão florestal.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...