Incêndios: Comissão Europeia ajuda Portugal na prevenção de fogos



Peritos em meteorologia, técnicos em comportamento do fogo e técnicos em prevenção de incêndios estarão em breve ao dispor das autoridades portuguesas. Criada pela Comissão Europeia, esta missão terá como objectivo a implementação de medidas preventivas que complementem os esforços nacionais em curso.

Solicitada por Portugal através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), esta parceria será vital na avaliação do sistema de defesa e de proteção das florestas, indica o comunicado enviado hoje pelo executivo comunitário.

Segundo a nota da Comissão Europeia, os peritos identificarão domínios críticos de intervenção, prestando formação e aconselhamento às autoridades portuguesas. Tudo para que os operacionais nacionais estejam preparados para o Verão, altura crítica dos incêndios florestais em Portugal.

“Reforçar a capacidade local para a preparação e prevenção de incêndios florestais para minimizar o impacto catastrófico dos incêndios florestais em países que são muitas vezes afectados, como Portugal” é vista como prioridade máxima para a Comissão.

“A partilha de conhecimentos, de experiência e de saber-fazer ajudará a prevenção e a reagir melhor a situações semelhantes ao longo do próximo verão”, alertou Christos Stylianides, comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, no comunicado.

2017 ficou marcado como um ano negro na questão dos incêndios, com a morte de mais de uma centena de pessoas a lamentar e cerca de 527 mil hectares de mato e floresta ardida.

Foto: Fernando DC Ribeiro / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...