Mais um lince-ibérico atropelado em Portugal



Olmo, um macho jovem de lince-ibérico, foi encontrado ferido na EN 122, que liga Beja a Mértola, no passado dia 2 de Maio, com sinais de atropelamento. No espaço de duas semanas, este é já o segundo atropelamento de lince-ibéricos na região do Guadiana.

Segundo informação avançada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Olmo ainda foi sujeito a uma intervenção cirúrgica no mesmo dia, não tendo sobrevivido aos graves ferimentos, com lesões no fígado e baço provocadas pelo embate.

A viver no Parque Natural do Vale do Guadiana, Olmo tinha nascido no Centro de Cría de Lince, em Espanha, em Março de 2017. No passado dia 15 de Fevereiro, Olmo foi libertado perto de Mértola, durante o reforço do processo da reintrodução da espécie, no âmbito do Projecto “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx ardinus) em Espanha e Portugal.

De acordo com o ICNF, este foi o terceiro atropelamento de exemplares de lince-ibérico libertados no Guadiana, estando a taxa de sobrevivência na reintrodução do projecto Life+ Iberlince em Portugal estimada em 70%.

Desde 2015 os lince-ibéricos estão classificados como espécie em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Actualmente vivem 47 lince-ibéricos em Portugal.  

Foto: António Rodrigues / flickr

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...