O que está Lisboa a fazer para se tornar mais sustentável?



Lisboa é hoje finalista do galardão “Capital Verde Europeia 2020”, uma iniciativa da Comissão Europeia que premeia as cidades que diariamente adoptam estratégias melhorem os padrões ambientais e que promovam um desenvolvimento sustentável para o futuro.

Mas como chegou Lisboa a este bom resultado? Que estratégias e medidas foram aplicadas no percorrer deste caminho? Nos últimos anos, o município tem vindo a implementar várias estratégias de combate ao aquecimento global e às alterações climáticas, nomeadamente através da subscrição do Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia.

Mostrar o trabalho que permitiu à cidade de Lisboa candidatar-se e ser finalista a este prémio europeu, bem como a apresentar alguns dos projectos e soluções que contribuem para o desenvolvimento de cidades sustentáveis é o intuito da Conferência “Lisboa Cidade Verde”. O evento, que terá lugar a 18 de Maio pelas 9h30, contará com a participação de convidados ilustres, como Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia; Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; José Sá Fernandes, vereador do Ambiente na CML; e Miguel Coutinho, director-geral da Fundação EDP. O evento é gratuito, sendo a inscrição obrigatória.  

Paralelamente às conferências agendadas, muito mais actividades irão preencher o calendário do Festival Solar de Lisboa, um evento que quer promover a utilização da energia solar na capital. Explorar uma casa modular auto-sustentável ou observar alimentos a serem confeccionados em fornos solares são apenas algumas das actividades lúdicas ao dispor dos participantes.

O Festival Solar é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa, da Lisboa E-Nova, Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, com o apoio da Fundação EDP. O Festival decorrerá entre os dias 17 e 20 de Maio de 2018 na Central Tejo/Fundação EDP, antigo Museu da Electricidade.

Foto: Pedro Ribeiro Simões / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...