332 praias recebem a Bandeira Azul em 2018

É já no próximo dia 1 de Junho que acontece a Cerimónia Nacional de Hastear da Primeira Bandeira Azul 2018. A Praia da Torreira, concelho da Murtosa, será o palco para a iniciativa, que contará com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
A Bandeira Azul é atribuída anualmente a Praias, Marinas e Embarcações de Ecoturismo que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão símbolo de referência da qualidade ambiental, que todos reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas voluntárias de cumprimento dos critérios para Zonas Balneares, Portos de Recreio e Marinas e Embarcações de Ecoturismo. Este ano, o galardão foi atribuído a 332 Praias e 18 Marinas e 7 Embarcações de Ecoturismo.
Este ano, o Júri Nacional Bandeira Azul escolheu a Praia da Torreira para receber a Cerimónia oficial do 1.º Hastear da Bandeira Azul 2018 em resultado dos 27 anos de trabalho em prol da educação para o desenvolvimento sustentável, através de respostas prontas e empenhadas face aos desafios, exigências e especificidades dos critérios de atribuição deste galardão internacional.
Em 2018, as actividades de educação e sensibilização ambiental desenvolvidas nas praias galardoadas vão trabalhar o tema “O Mar que Respiramos”. Em causa está o objectivo de despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspectos da vida no planeta; de mostrar de que forma afectam e são afectados pelas alterações climáticas e o que isso significa a longo prazo e de demonstrar a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas.
Paralelamente, a Associação Bandeira Azul da Europa irá organizar o concurso de fotografia Os Suspeitos mais Insólitos, bem como continuar com os projectos Praia saudável e Programa Nacional de Vigilância, apoiados pela Fundação Vodafone Portugal e pelo Oceanário de Lisboa.
Foto: José Rodrigues / flickr