Portugal abre concurso para exploração de lítio até ao final do ano
Portugal vai abrir um concurso para atribuir licenças para a exploração de lítio até ao final do ano e pretende ser o principal fornecedor deste metal para a Europa.
Numa entrevista à Reuters, o secretário de estado da energia, Jorge Seguro Sanches, apresentou o plano do governo para começar a exploração do lítio, um metal cuja procura global está a aumentar bastante devido aos carros elétricos.
Apesar de estar posicionado na sexta posição mundial enquanto produtor de lítio, até agora as minas portuguesas dedicavam-se a vender este metal à indústria cerâmica. Agora, a indústria está a começar a preparar-se para produzir lítio de maior qualidade, aquele que é usado pela indústria automóvel nas suas baterias.
Um estudo levado a cabo o ano passado pelo governo identificou 2500km quadrados de território onde é bastante provável que haja lítio. Por outro lado, o governo Português está também em conversações com fabricantes de automóveis, incluindo os que já constroem no território nacional, sobre a possibilidade de se juntarem à exploração.