Alterações climáticas em destaque no novo programa de educação do Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa lançou a 19ª edição do Programa de Educação destinado ao público escolar, com o objetivo de promover o conhecimento e a conservação do oceano.
Como novidade para este ano letivo, o Oceanário apresenta uma programação dedicada às alterações climáticas. “Hoje, podemos sentir as consequências do aumento da temperatura global através de eventos extremos, do aumento do nível do mar e do degelo do Ártico. Torna-se urgente alertar para a importância da conservação do oceano, pois desempenha o principal papel na regulação do clima. Queremos sensibilizar as crianças e os jovens para o problema das alterações climáticas, e incentivar a alteração de comportamentos”, explica Teresa Pina, do departamento Educação do Oceanário de Lisboa.
O Programa de Educação do Oceanário inclui atividades para alunos dos 3 aos 18 anos que, através de diversos jogos e de um contacto privilegiado com o meio marinho, pretendem ser um estímulo ao desenvolvimento do espírito de equipa, da criatividade, da capacidade de decisão e resolução de problemas. Para os professores e educadores, são disponibilizadas ações de formação exclusivas, que abrangem temas como o plástico e as alterações climáticas.