Cascais quer proibir plásticos descartáveis já na primavera de 2019



Cascais quer eliminar o uso de plástico descartável já em 2019. Se o conseguir, a autarquia adianta-se dois anos relativamente ao que os eurodeputados decidiram recentemente, de banir os plásticos descartáveis já em 2021.

De acordo com o DN, a Câmara de Cascais pretende eliminar o uso de plásticos descartáveis, incluindo garrafas de plástico, nos mais de 200 eventos que têm lugar na zona todos os anos. Para tal, estão a preparar um regulamento municipal com regras para os promotores que pretendam realizar os seus eventos na autarquia.

O Estoril Open aplaude a iniciativa mas os responsáveis consideram que não será tarefa fácil banir os plásticos, principalmente nas zonas de alimentação e devido às garradas de água que os jogadores carregam consigo para o campo de ténis. Os responsáveis do EDP Cool Jazz apontam as mesmas dificuldades.

 

Em 2019 ou 2021, plástico descartável tem de ir
Seja já no próximo ano como pretende a autarquia ou apenas em 2021, a verdade é que os países da União Europeia vão ter de proibir o uso de plásticos descartáveis. A medida foi ontem aprovada pelo Parlamento Europeu com o apoio esmagador de 571 votos a favor, 53 contra e 34 abstenções.

Assim, já em 2021, passam a ser proibidos pratos, talheres, palhinhas, cotonetes, bem como sacos e embalagens feitos de plásticos oxodegradáveis (ou seja, plásticos que contêm aditivos que promovem a sua fragmentação em microfragmentos) e embalagens de comida de “fast-food” feitos de esferovite.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...