ERP Portugal promove Geração Depositrão na Madeira
A ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos – está a participar no XII Encontro Regional Eco-Escolas da Região Autónoma da Madeira, que decorre no Espaço Multiusos de Porto Moniz entre 26 e 28 de outubro. O objetivo é dinamizar a implementação do projeto Geração Depositrão nesta região.
A campanha Geração Depositrão, no terreno há 11 anos consecutivos, decorre em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do programa Eco-Escolas, e é dirigida a todas as escolas do país.
As escolas da Região Autónoma da Madeira têm vindo a participar nas atividades criativas desta campanha e, a partir deste ano letivo, poderão também fazer parte da rede de recolha de elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida. O principal objetivo desta iniciativa é mobilizar a comunidade para a adoção de comportamentos sustentáveis, nomeadamente através da deposição seletiva de resíduos para assegurar o seu tratamento e a sua reciclagem.
A inscrição das escolas transforma-as em pontos de recolha dos resíduos geridos pela ERP Portugal (REEE-Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, e RPA – Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e de formação e mobilização da comunidade envolvente.
O processo de inscrições já está aberto e é extensível a todos os níveis de ensino (Básico, Secundário/Profissional e Superior).
Aprender sobre a importância da reciclagem
Durante o Encontro terão lugar várias sessões de workshop sobre a Geração Depositrão e a importância da reciclagem dos resíduos abrangidos, introduzindo e reforçando os principais conceitos a considerar e sensibilizando os professores para o papel das escolas.
Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal, partilha que “A possibilidade de alargarmos a participação das escolas à atividade de recolha de resíduos é fundamental para a sensibilização dos cidadãos e motivação de comportamentos. O facto de as escolas funcionarem como pontos de referência para a recolha de elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida facilitará o comportamento por parte dos cidadãos. Esta novidade responde às necessidades das escolas da região, sempre tão empenhadas na defesa destas causas.”
O XII Encontro Regional Eco-Escolas da Região Autónoma da Madeira é organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais da DROTA, coordenador regional do Programa Eco-Escolas na Madeira, em parceria com o município de Porto Moniz.