Panasonic diz que baterias de estado sólido estão a 10 anos de distância
As baterias de estado sólido são o Santo Graal das empresas que fabricam veículos elétricos (VEs). Apesar de, hoje, já existirem muitos modelos de VEs com autonomia suficiente para a esmagadora maioria das pessoas, as baterias de estado sólido prometem disponibilizar uma maior densidade energética, pelo que será possível ter baterias com mais autonomia, ou baterias mais pequenas e com tanta ou mais autonomia que a disponibilizada pelas atuais de iões de lítio – útil para os carros citadinos, que tardam em chegar ao mercado.
Outra das grandes vantagens das baterias de estado sólido é serem mais seguras quando comparadas com as de iões de lítio. Ao substituírem o eletrólito líquido (e inflamável) presente nas atuais baterias de iões de lítio por um sólido, e não inflamável, não só se elimina o risco de incêndio como é de esperar velocidades de recarga mais elevadas e tempos de vida maiores.
Todavia, a Panasonic veio agora colocar alguma água na fervura, e dizer que a tecnologia ainda está pelo menos a dez anos de distância, apesar de todos os avanços que têm sido feitos em laboratório —ter um protótipo funcional em laboratório não se traduz necessariamente numa tecnologia passível de ser fabricada.
“Continuamos muito otimistas quanto à tecnologia de iões de lítio, mas entendemos que as de estado sólido são algo que todos queremos ter eventualmente no futuro, disse Tom Gebhardt, da Panasonic da América do Norte ao Business Insider.
Recorde-se que a Panasonic é um dos maiores fabricantes de baterias do mundo, e a empresa que trabalha com a Tesla para produzir as baterias presentes nos carros deste fabricante.