União Europeia vai ter aviões para combate a incêndio já em 2019
O parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia (UE) chegaram a acordo no que toca ao rescEU, um plano para reforçar o mecanismo de proteção civil na Europa com medidas muito concretas e melhor responder a diversos tipos de desastres.
Em comunicado, a Comissão Europeia indica que a UE tem sofrido múltiplos desastres naturais em anos recentes que causaram não só centenas de casualidades mas também milhares de milhões em infraestruturas destruídas. É nesse sentido que foi reforçado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, em particular no que toca a aviões de combate a incêndio, bombas de água, unidades de busca e salvamento urbanas e hospitais de campo e equipas médicas de emergência.
Jean-Claude Juncker disse: “A Europa que protege os seus cidadãos atuou em altureas de necessidade. Quando há um incêndio florestal perigoso ou uma cheia que sobrecarrega a resposta nacional, os nossos cidadãos querem ações e não palavras. O rescEU vai assegurar solidariedade concreta com os nossos Estados Membros atingidos por desastres.”
Segundo o jornal Público, o eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes acredita que este mecanismo esteja já disponível antes do verão de 2019.