Confirmam-se diferenças notórias relativamente ao ruído de tráfego na capital



O Governo português planeia aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, no entanto, a ZERO já tem vindo a alertar para os níveis de ruído que se situam muito acima do que é suposto, e dos impactos que isso tem na saúde dos cidadãos. O ruído está ligado a doenças crónicas, incluindo stress, doenças cardiovasculares, como também a perturbações na aprendizagem das crianças.

A Associação ZERO, em colaboração com o NoiseLab, fez uma campanha de medição em contínuo do ruído ambiente na zona do Campo Grande, em Lisboa. O principal objetivo desta iniciativa foi compreender os níveis e de que forma o ruído do tráfego rodoviário e aéreo se tem vindo a alterar nesta fase com restrições de mobilidade. Foram comparados os dados obtidos dos dias 22 e 24 de abril de 2020, com os de 4 e 6 de julho de 2019.

“Em primeiro lugar é conveniente referir que o tráfego rodoviário que se fez sentir na passada semana revelava já alguma intensidade, sendo que o menor trânsito também se traduz em velocidades mais elevadas e consequente agravamento do ruído”, explica a ZERO.

É possível constatar que atualmente há um cumprimento do valor limite legal de Ln (noturno) 55 dBA e um cumprimento do indicador Lden, que corresponde a uma média ponderada de 24 horas, sendo importante referir uma diferença de 12 dBA face ao ano passado.

Em julho de 2019, o Lden, que não pode ultrapassar na zona em causa 65 dBA, assumiu um valor de 74 dBA, uma clara ultrapassagem do valor limite legal. Já relativamente ao Ln, ultrapassou também o valor legal em 11 dBA. A maioria dos picos, principalmente os mais elevados, são resultado da passagem de aviões.

A inexistência praticamente total de voos associada também a alguma redução do tráfego rodoviário mostra que é possível cumprir os limites da legislação, no entanto, quando se regressar ao ritmo normal, prevê-se novamente o não cumprimento da legislação. A ZERO insiste que não se deve perder a oportunidade de discutir a inevitável relocalização do aeroporto de Lisboa no médio prazo, se se quiser respeitar a legislação e acima de tudo salvaguardar a saúde dos habitantes em redor.

Pode verificar aqui o estudo.





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