Hotéis para cavalos marinhos? Sim existem, e são um sucesso
A espécie de cavalo marinho Hippocampus whitei está ameaçada, segundo a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Nos últimos anos este animal perdeu mais de 90% da sua população, devido a grandes tempestades e à poluição no Porto de Sydney.
O cientista David Harasti teve uma ideia para resolver o problema, enquanto fazia mergulho na baía: construir hotéis para cavalos marinhos. Em conjunto com o Aquário de Sydney, a Universidade de Tecnologia de Sydney e outras entidades do Governo australiano, começaram por construir em 2018 cerca de dezoito hotéis em forma de caixa com paredes de arame flexível. O principal objetivo era criar um novo habitat que incrementasse o crescimento da população de Hippocampus whitei.
O plano revelou-se um sucesso: Após seis meses, descobriram que já lá habitavam 65 cavalos marinhos, entre outras espécies de peixes, plâncton, algas e corais. “O sucesso dos hotéis depende do que se acumula neles” afirma o especialista, dado que o intuito é que a estrutura seja temporária, mas a estadia da espécie seja contínua.
O Aquário de Sydney tem seis casais em cativeiro que pretende soltar este mês, no novo lote de hotéis colocados no Porto de Sydney, segundo a revista Atlas Obscura. Espera-se que o projeto continue a ter sucesso e que a longo prazo a população continue a crescer.