Waste Free Ocean chega a Portugal. E a Sonae Indústria vai apoiar a recolha de resíduos marinhos.
A Sonae Indústria vai marcar presença no lançamento do projecto “Leixões: Oceano sem Resíduos”, no próximo dia 28 de Março, no Porto de Leixões, naquela que é a primeira demonstração de recolha de resíduos marítimos da Waste Free Oceans (WFO) em águas territoriais portuguesas.
“O apoio da Sonae Indústria enquadra-se no seu papel enquanto principal promotor nacional da recolha de resíduos de madeira e seu posterior encaminhamento para reciclagem”, explicou a empresa em comunicado.
De acordo com a Sonae Indústria, os resíduos de madeira recolhidos na iniciativa serão colocados no contentor devidamente preparado para o efeito e, à posteriori, encaminhados para o Centro de reciclagem Ecociclo de Alfena.
A associação da Sonae Indústria a esta iniciativa visa contribuir para sensibilizar a sociedade civil e autoridades para a importância de mantermos os oceanos livres de resíduos, num contributo para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos.
“O mar ocupa 70% do nosso planeta e é uma das fontes de biodiversidade mais importantes pelo que a sua conservação e limpeza são fulcrais. E muitas vezes se encontram resíduos de madeira nos trabalhos de limpeza dos mares e das praias, madeira que pode e deve ser reciclada. Esse processo de recolha e reciclagem da madeira, permitindo a sua utilização como matéria-prima para a produção de painéis de madeira, beneficiará, seguramente, os oceanos e, simultaneamente, o ambiente”, refere Pedro Figueira, director de Marketing da Sonae Indústria.
A WFO é uma iniciativa que tem como objectivo reduzir os destroços flutuantes na costa europeia até 2020. O projecto trabalha em conjunto com a comunidade piscatória europeia e, através de frota pesqueira e novas tecnologias, retira os resíduos marinhos do oceano e garante a sua reciclagem.