Novos painéis solares de dupla face são 35% mais eficientes



Os painéis solares fotovoltaicos são uma fonte de energia limpa e renovável, mais viáveis a nível económico e que não poluem o ambiente. Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em 2019 Portugal gerou 1276 Gwh de energia fotovoltaica, um número que tem vindo a crescer. No entanto, a maioria dos painéis por todo o mundo são de posição fixa.

Um grupo de cientistas do Instituto de Pesquisa de Energia Solar de Singapura (SERIS) publicou um estudo sobre o potencial dos painéis solares de dupla face. Estes materiais além de conseguirem captar energia dos dois lados (mesmo o que está virado para o chão pode captar a luz refletida), têm uma tecnologia que os faz mover consoante a direção do sol, de forma a serem mais eficientes. Os investigadores descobriram que estes painéis aumentam o rendimento de energia a 35%, em comparação aos tradicionais.

Carlos Rodríguez-Gallegos, investigador da SERIS, explica à Euronews que “cada vez mais evidências apontam para que a tecnologia de dupla face e de rastreamento solar seja de confiança”, mas que “as transições levam tempo, e o tempo terá que mostrar se as vantagens observadas são atraentes o suficiente para as pessoas fazerem uma troca.”

A União Europeia ainda está a estudar a melhor forma de reciclar e lidar com o desperdício dos painéis, de forma a não se tornarem uma ameaça ambiental no fim de vida.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...