Abrir as janelas não ajuda a reduzir a poluição do ar interior



A ventilação das nossas casas pode não ser tão eficaz quanto pensamos. Os produtos químicos libertados pela limpeza ou pelo cozinhar dos alimentos podem prender-se às paredes, móveis e a outras superfícies, em vez de flutuar para o exterior quando abrimos uma janela.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto, Canadá, estudaram a persistência de 18 produtos químicos comuns em interiores, dentro de uma casa simulada. Alguns destes, como ácidos carboxílicos, parecem ser libertados pelo cozinhar de alimentos. Cientificamente ainda não se sabe se são prejudiciais à saúde humana quando se acumulam dentro de casa.

“É uma surpresa”, disse Chen Wang, da Universidade de Toronto, Canadá, ao portal New Cientist. “Pensamos que, quando diluímos o volume do ar em casa [os produtos químicos] podem ser removidos e misturados com o ar externo”.

Estes produtos químicos são todos voláteis, o que significa que podem evaporar no ar, mas os investigadores queriam ver se podem permanecer nas superfícies também. A equipa de cientistas pediu que os voluntários imitassem as atividades da vida real em casa, como cozinhar e limpar, e depois mediram os níveis desses 18 produtos químicos no ar.

Os investigadores ventilaram a casa abrindo suas janelas e portas e depois mediram novamente os níveis no ar dos 18 produtos químicos depois de fechados. A equipa descobriu que a ventilação por 15 ou até 30 minutos fazia pouca diferença – os produtos químicos atingiram níveis semelhantes no ar como antes.

Wang afirmou que os níveis aéreos desses produtos químicos nas nossas casas não são altos o suficiente para serem preocupantes, mas que provavelmente serão mais altos depois de cozinhar ou limpar.

“As casas modernas estão a ficar mais estanques ao tentar economizar energia”. Isto pode ser mau para a nossa qualidade do ar, a menos que as casas sejam construídas com sistemas de ventilação mecânica, concluiu.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...