Já alguma vez viu um Dugongo a dormir?



O Dugongo é um animal com um aspeto muito peculiar, fonte de várias histórias antigas relacionadas com sereias, devido à forma da sua cauda.

De nome científico Dugong dugon, é o único mamífero aquático vivo da família Dugongidae, e a sua esperança média de vida é de 70 anos. É herbívoro, mede até 3 metros de comprimento e pode pensar entre 200 até perto de 500 quilogramas, segundo a National Geographic.

Este mamífero habita nas águas da África Oriental e da Austrália, no Oceano Índico e no Pacífico, tal como no Mar Vermelho. Estima-se que exista uma população de 30 mil Dugongos no mundo. A sua principal ameaça é o homem, através da caça, da destruição de habitat e da poluição.

O conhecido fotógrafo e cineasta da National Geographic e da BBC, Bertie Gregory, partilhou na sua conta de instagram um momento único de um Dugongo a dormir. “A cada dez minutos, com um movimento suave da cauda, ele ia à superfície para respirar antes de retomar a posição da salsicha” pode ler-se na descrição do vídeo.

A Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar (UNCLOS) veio reforçar a conservação dos mamíferos e dos cetáceos. É importante defender espécies como o Dugongo e o Peixe-boi, para que não sejam extintas como a Vaca-marinha, animal que pertencia à mesma Ordem Sirenia.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...