Sabe porque a roupa que seca ao ar livre cheira melhor?



Os resultados foram publicados na revista científica Environmental Chemistry e mostraram que quando as peças secam ao ar livre produzem uma variedade de compostos orgânicos que o olfato humano associa a aromas de plantas e os perfumes. Para chegar a esta conclusão, os cientistas lavaram várias toalhas à mão em água completamente limpa, sem partículas, micro-organismos ou sais.

Em seguida, estas foram penduradas em três espaços diferentes: num quarto escuro, numa varanda exposta ao sol e numa varanda à sombra. “As toalhas secas ao sol tinham claramente as maiores concentrações de compostos oxidados (fragrâncias). Noutras palavras, o sol catalisou processos foto-químicos que criaram as fragrâncias que encontramos”, explicou o co-autor do estudo, Malte Frydenlund, da Universidade de Copenhaga, Dinamarca, citado pelo portal Futurity.

Apesar de a investigação ter servido principalmente para identificar os aromas envolvidos no processo, o estudo deixa algumas ideias sobre como é que os aromas surgem. “Quando o ozono no ar reage com os materiais de uma toalha molhada, formam-se aldeídos e cetonas – que correspondem às fragrâncias identificadas no estudo. Isto pode ser parte da explicação (…) Mas também acreditamos que há algo diretamente atribuível à luz solar. Por exemplo, pigmentos ou corantes nas toalhas, encontrados mesmo quando as toalhas não são tratadas, absorvem a luz do sol e levam a transformações químicas”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...