Elefante: o peso-pesado do reino animal celebra hoje o seu dia
Hoje é o Dia Mundial do Elefante, data que se celebra à oito anos e que teve origem através da Elephant Reintroduction Foundation, uma ONG da Tailândia que visa a reintrodução desta espécie no seu habitat natural.
Os elefantes são conhecidos por ser os maiores animais terrestres do mundo, pesam até seis toneladas e medem até quatro metros de altura. Existem duas espécies de elefantes no mundo, o Elefante-asiático (Elephas maximus) e o Elefante-africano (Loxodonta africana).
Segundo a lista vermelha da IUCN, encontram-se ambas em perigo e em estado vulnerável de extinção respetivamente. As suas populações têm vindo a diminuir com o passar dos anos, devido à caça ilegal (principalmente), ao uso para atividades de entretenimento e turísticas, à desflorestação e à destruição de habitats.
De acordo com o Green Matters e o Space For Giants, existiam 1.3 milhões de elefantes em África em 1979, porém, hoje em dia, estima-se que existam apenas 415 mil.
A melhor forma de contribuir para a conservação de ambas as espécies é, não comprar produtos feitos de marfim, não cooperar com circos e passeios turísticos que utilizem os animais em seu proveito, apoiar causas e organizações que defendam o seu bem-estar e a conservação do seu habitat natural, protegendo-os da caça ilegal.
Vai ser transmitido hoje um pequeno filme, “Akashinga: The Brave Ones”, sobre uma Força que protege os elefantes no Zimbábue. Saiba mais aqui.