“Mercado a reciclar”, a nova campanha na região Centro incentiva vendedores a separar resíduos



A ERSUC lançou uma campanha de sensibilização em mercados da sua área de intervenção, que abrange 36 concelhos da região Centro, para incentivar os vendedores a separarem e promoverem a reciclagem de resíduos, anunciou a empresa.

A “inovadora” campanha tem como “objetivo incentivar a separação dos recicláveis nos mercados”, que são espaços de “grande produção de resíduos”, afirma a ERSUC (Resíduos Sólidos do Centro), numa nota enviada à agência Lusa.

A seleção dos lixos “irá permitir o seu encaminhamento para reciclagem”, evitando a sua dispersão pelos “espaços adjacentes”, sublinha a empresa, que lançou a campanha “Mercados a reciclar”, esta semana, no mercado municipal de Estarreja (Aveiro).

No âmbito da iniciativa, a ERSUC atribuirá o galardão “Mercado a reciclar” aos espaços comerciais aderentes que se destaquem pelo “compromisso de redução do impacte ambiental resultante do mercado, promovendo a gestão adequada dos resíduos”.

Um “Mercado a reciclar” representa um recinto “com caráter de responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade, o que será um elemento diferenciador”, sustenta a empresa.

A campanha surge na sequência do apelo feito pelos municípios no sentido de a ERSUC colaborar na “resolução de problemas comuns” e da “dinâmica de proximidade” da empresa aos municípios.

As câmaras municipais solicitaram “a nossa colaboração nos mercados, locais de grande produção de resíduos, que muitas vezes causam problemas ao serem levados pelo vento”, refere Miguel Ferreira, administrador da firma.

Uma equipa da ERSUC irá percorrer os diferentes mercados da região aderentes à campanha para “sensibilizar os feirantes para a correta separação dos recicláveis, disponibilizando meios que permitam essa separação”, conclui a empresa.

Detentora do contrato de “concessão de exploração e de gestão, em regime de serviço público, do Sistema Multimunicipal de Tratamento e de Recolha Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro”, a ERSUC abrange uma área de 6.700 quilómetros quadrados (7.9 % do território nacional), servindo uma população de aproximadamente um milhão de habitantes, de acordo com a sua página na internet.

O Sistema abrange 36 municípios: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Vila Nova de Poiares (Coimbra) e Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Leiria).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...