O novo simulador Eco.Alentejo Central permite medir a pegada ecológica das empresas



O projeto Eco.nomia Alentejo Central é uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática que visa responder a desafios e oportunidades que se colocam ao Alentejo Central em matéria de sustentabilidade e de economia circular.

Já se encontra disponível o simulador do projeto, que permite medir a pegada ecológica das empresas. Esta ferramenta pretende calcular de uma forma expedita os impactes causados pelas empresas através da sua atividade, relacionados por exemplo com a utilização da água, da energia elétrica e do transporte de pessoas e bens.

Para isso, tem de responder a perguntas como “Que medidas de poupança de energia tem implementadas na empresa ?” ou “Quais os tipos de energia que estão implementados na empresa ?”, optando por uma das quatro respostas pré-definidas. No final é exibida uma pontuação de 0 a 100, bem como a classificação em hectares globais (GHA), ficando a saber se é ou não uma ‘empresa sustentável’.

A plataforma permite também, saber mais sobre práticas ambientais, inscrever em eventos de matching empresarial, ficar a par da agenda e, no mercado virtual, comprar ou vender materiais que já não sejam necessários. Existem de momento 119 entidades aderentes.

Rui Espada, Presidente do Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), afirma “É objetivo do NERE, com a apresentação deste simulador sensibilizar as empresas para as boas práticas ambientais, e sobretudo, promover o aumento da sua competitividade através da implementação de políticas de sustentabilidade ambiental. Entendemos que só assim poderemos inovar e ir mais longe no nosso ecossistema empresarial“.

Site
Simulador




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...